sexta-feira, 19 de maio de 2017

“Ame seus filhos, aprecie a liberdade deles.

“Ame seus filhos, aprecie a liberdade deles.
Deixe que cometam erros e ajude-os a ver onde cometeram o erro. Diga a eles: “Não é errado cometer enganos – cometa tantos quanto puder, porque dessa maneira você estará aprendendo mais. Mas não cometa o mesmo erro muitas vezes, porque isso o torna estúpido.”
Portanto, eu não lhe darei uma resposta simples. Você terá que encontrá-la, vivendo com seus filhos momento a momento, dando-lhes toda a liberdade possível nas mínimas coisas.
Este deveria ser o princípio: os filhos deveriam ser ajudados a ouvir o próprio corpo, a sentir suas próprias necessidades. A função básica dos pais é proteger os filhos de caírem em um buraco.
Não lhes dê ordens, mas explique-lhes porque não devem ir em uma certa direção. Não as obrigue a obedecerem; deixe que elas façam a sua escolha. Você simplesmente lhes explica toda a situação. As crianças são muito receptivas, e se você for respeitoso com elas, elas estarão prontas para escutar, para entender; breve elas estarão consolidadas em sua própria inteligência. E breve elas poderão caminhar por si mesmas, sua proteção já não será necessária.
Eu posso entender o medo dos pais, o medo de que os filhos possam ir em uma direção da qual eles não gostem – mas isso é problema dos pais. Seus filhos não nascem para seu agrado ou desagrado.
Eles tem que viver sua própria vida, e você deve alegrar-se com isso – qualquer que seja a vida deles.”
(Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário